quinta-feira, outubro 05, 2006

Quem somos?


Decidi falar de mim hoje! Quem sou? Esta é uma questão para a qual existem múltiplas respostas. Quem somos na verdade?

Descrevermo-nos é uma tarefa difícil pois muitas vezes nem nós nos conhecemos. Por vezes julgamos que somos valentes e acontece uma determinada situação e descobrimos que somos cobardes; julgamos que somos muito sinceros e descobrimo-nos a ocultar verdades; julgamos que somos verdadeiros e vêmo-nos obrigados a mentir e a disfarçar... No fundo, nem nós próprios nos conhecemos e o exercício da auto-avaliação é dificil e penoso. Custa avaliarmo-nos e descobrir em nós coisas que não gostamos mas que apesar de tudo já é tarde para mudarmos. Podemos tentar mas é difícil.

Pergunto a mim própria se alguma vez conhecemos todos os meandros da nossa personalidade. Por isso pergunto: Porque nos espantamos tanto quando nos apercebemos que não conhecemos este ou aquele que julgavamos conhecer?

No fundo nem eles se conhecem... Devemos estar sempre preparados para o desconhecido... mais cedo ou mais tarde alguém vai-nos surpreender: ou com algo que nos parece bom e agradável ou com algo que de facto, nos decepciona ou entristece. O que podemos fazer contra isso? A perfídia não tem explicação. A mentira quando se instala e os seus tentáculos se espalham lenta mas inexoravelmente torna-se difícil de combater. Sim... Não conhecemos os outros...

Quem sou? Sou na verdade quem não sou. Sou o ar que respiro, Sou a luz que transporto, sou aquilo que alguém descreveu. Como posso dizer, sem medo de cair no erro de me valorizar em demasia, quem sou.

Por vezes nem eu me conheço... Mas no fundo toda a nossa vida é uma procura constante pelo auto-conhecimento. Se deixarmos de procurar deixamos de nos conhecer e principalmente ficamos surpreendidos conosco quando reagimos a algo.

Na verdade, a surpresa é uma constante na vida do ser humano, Ele surpreende-nos frequentemente e nós... surpreendemo-nos em demasia. De facto, “Um homem só é um mistério para si próprio.” (Marcel Proust).

Quem sou? Quem vive realmente em mim? Poderei dar uma resposta definitiva? Não, não posso. Mudamos constantemente e o que somos hoje podemos não sê-lo amanhã.

Contudo, posso dizer que sou sensível, simpática, divertida, inteligente (segundo dizem), extrovertida, por vezes anjo por vezes demónio (neste inclui-se o meu mau feitio)... No fundo sou o que dizem ser uma boa pessoa, que por vezes se vê obrigada a não o ser! Procuro ser um apoio para os meus amigos e estar lá sempre que precisarem! Tento ser o melhor que posso mas não consigo nem quero esconder os meus defeitos. Eles são visíveis e quem priva comigo já os descobriu certamente.

Esta sou eu! Pelo menos tento ser Eu. Utilizando uma frase de de Florbela Espanca “Sou talvez a Visão que Alguém sonhou...”

Sem comentários: