quarta-feira, outubro 25, 2006

A retórica!!


Sinto dentro de mim uma grande dúvida. Porque será que vemos a vida de uma forma desgovernada? Porque será que não aproveitamos a vida como ela é? Porque será que arranjamos sempre coisas más para a estragar?

Nestes últimos dias andei a ler o Górgias de Platão, a Filosofia é outra das minhas paixões e, descobri que este livro escrito na Antiguidade Clássica (387 a.c) se encontra tão, ou mais, actual que muitos livros que já li. Trata de vários temas, entre os quais o cidadão e o estado, o bem e a justiça e a utilização indevida da retórica.... Considero este livro uma lição de vida... De facto, tal como na altura em que foi escrito, actualmente a Retórica predomina. Muitos podem considera-la uma arte mas para mim não passa de uma pseudo-arte. O seu principal objectivo é a persuasão, ou seja convencer os outros a seguirem o nosso ponto de vista. Contudo eu considero, tal como Platão, que ser persuasivo não é ter sabedoria, é simplesmente saber dar a volta aos outros dizendo-lhes aquilo que eles querem ouvir – Adulação.

A retórica para mim consiste em pegar nos pontos fracos das outras pessoas e utiliza-los de modo a convencer essas pessoas a agirem conforme queremos. Estes retóricos não são pessoas coerentes, pois ora defendem uma coisa, ora defendem outra. Mudam de opinião tal como o vento muda de direcção... Daí a terem atitudes completamente incoerentes acusando frequentemente a oposição de fazerem isto ou aquilo... Tal como o é para os políticos, a retórica para estas pessoas não é mais que uma eloquência vã, que nunca tem por objectivo tornar os outros melhores, mas sim convence-los a seguirem-nas.

Contudo estas pessoas não são felizes. Nunca o serão pois procuram algo que raramente encontram. A sua busca constante pela maioria do seu lado nunca termina e, a vida torna-se para eles uma busca incansável que nunca fica saciada.... Contrariamente à constante busca do saber (que vai sendo saciada á medida que procuramos, fazendo-nos sentir mais realizados) esta nunca termina... E é nisso que se baseia a vida destas pessoas... Numa busca infrutífera que leva a lado nenhum e se transforma num nada...

Infelizmente vivemos numa sociedade onde a Retórica impera, desde o padre que celebra a missa até ao mais alto político... E por mais que tentemos esta não vai acabar jamais... Contudo é como diz Sócrates: “Pior é praticar a injustiça do que sofrê-la”, na verdade, “ainda que poderosa, a palavra não é divina.”

São poucos os que pensam assim... E o mundo continua cheio de políticos e outras pessoas, com supostas boas intenções mas que utilizam os seus discursos para confundir os outros e deste modo levar a cabo os seus desígnios, como se fossem uma divindade na terra.

Esta foi a conclusão a que cheguei quando acabei de ler o livro, talvez esteja errada, talvez até tenha uma certa razão, mas esta é a minha opinião sobre um assunto que achei relevante e sobre o qual reflecti... E vocês, qual é a vossa?




Sem comentários: