Tendo em conta, que me perguntaram o que raio é que o surrealismo tem a ver com a literatura, eu vou “postar”, em diferentes dias, vários artigos sobre o surrealismo. Claro que vai ser uma coisa muito “básica” pois muito irá ficar por dizer..
O Surrealismo:
Foi um movimento artístico e literário que apareceu primariamente em Paris, nos anos 20 do século XX. Encontra-se inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na actividade criativa. Os seus representantes mais conhecidos são: no campo das artes plásticas: Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí (Foto: Criança Geopolítica Assistindo ao Nascimento do Novo Homem, 1943); no campo da literatura: André Breton.
As caracteristicas deste estilo são: uma combinação do representativo, do abstrato e do psicológico. Segundo os surrealistas, a arte deve-se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos.
Na verdade o surrealismo “encontra-se em todo o lado, da literatura ao cinema” (contributo do Nelson ;)), modifica tudo, altera todos e “torna tudo mais interessante” (novamente o contributo do Nelson;)).
1 comentário:
Olá, fallen angel!!
Brilhante artigo sobre o surrealismo! Parabéns! sou brasileira e tenho dois blogs adoraria que você os conhecesse!
http://educandooamanha.blogspot.com
http://nequidnimis.wordpress.com
São blogs que falam sobre educação cultura geral e literatura! Aceito contribuições! Divulgações e comentários serão muito bem recebidos !!!!
Um abraço
SemíramisAlencar
Enviar um comentário