quinta-feira, janeiro 04, 2007

É só um livro!!!

Digo-vos... ontem foi um daqueles dias em que me ri com verdadeira vontade... Isto de ir requisitar livros à biblioteca tem o que se lhe diga...

Imaginem vocês... Eu ando um pouco farta de não ter nada para ler (muitos fumam, outros bebem, eu sou viciada em livros...) então decidi ir dar umas voltas pelo centro e aproveitei para passar na biblioteca... Andei lá às voltas com Voltaires e Balzacs, mas por algum motivo não me apetecia trazer nenhum livro destes autores... Após esta experiência falhada passei para a secção da literatura russa.. Também não me agradava nada... Entretanto chegaram umas adolescentes bastante entusiasmadas com alguma coisa e o silêncio que tanto aprecio desapareceu... A desordem não me agradou, afinal escolher um bom livro é como degustar um bom vinho... Mas enfim, que podia eu fazer...

Lá me entreguei novamente à procura de algo que me despertasse o interesse quando me lembrei que queria ler alguns livros de Anaïs Nin... Lá fui eu procura-los contudo, devo assumir que estava bastante convencida de que não ia encontrar nenhum... Mas com muito esforço lá encontrei dois: “Passarinhos” e “Henry e June.- O Diário intímo de Anaïs Nin”. Escolhi o segundo...

Mais umas voltas... Mais dois livros...

Contente com as escolhas lá me dirigi à bibliotecária, senhora muito simpática que já me conhece desde os 12 anos...

Após as típicas perguntas da praxe: “Ah e tal como vai o curso?”; “Ai já acabaste? E emprego?”... As míticas perguntas que toda a gente faz... Bem, após estas perguntas todas, ela começou a registar os livros... Bem... A cara dela quando viu o da Anaïs foi simplesmente surpreendente... Pousou o livro como se ele queimasse e olhou-me de esguelha como que a pensar: “Esta juventude está perdida... Quem diria... Parece uma santinha...” (em rasgo de explicação, devo dizer que Anaïs Nin é uma escritora de livros eróticos... Após a leitura do livro darei a minha opinião...)...

Vamos ser francos, o que há de tão anormal em ler um livro de cariz erótico??? Não consigo perceber o porquê de tanto espanto... É literatura como as outras... E a autora já ganhou diversos prémios, logo não deve ser assim tão mau... Aliás, se fosse, não estava lá... Porquê condenar o que se desconhece?

Não é de admirar que a sexualidade ainda seja tabu... Se um simples livro provoca esta reacção, imagino o que aconteceria se fosse algo mais “picante”... Será que tudo o que se relacione com sexualidade ainda é visto como algo a ser evitado, a todos os níveis? Ou terão as pessoas medo de lerem e gostarem? “Pior” ficarem com a libido “aos saltos”? LOL... Enfim... Ainda não estou em mim...

Mas continuo a dizer : É só um livro...

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem linda...já tens uma anedota pa contar.lol.
Eu também tenho o vício da leitura mas ando sem tempo :( ando a ler o mesmo à meses.lol.
Ainda bem que vais publicando aqui livros e filmes interessantes...Assim, não preciso procurar ;) continua.ihih. Bjinhos

Fallen Angel disse...

Pois... é verdade...:D aquela cara... só vista;)
como eu tenho muito tempo livre:D vou vendo/lendo e contando;)aguardam-se novos capítulos...
jinhos nina:P