quinta-feira, março 08, 2007

Gostei:D

Baseada numa biografia de Anthonia Fraser, que retratou de forma pouco habitual a jovem Marie Antoinette, Sofia Copolla realizou mais um fantástico filme.

Marie Antoinette é retratada de uma forma mais humana e mais compreensiva. Casada aos 14 anos com o delphine da França, Louis Auguste, vê a sua vida mudar drasticamente.

Muda-se então para a corte francesa onde vai formar a sua personalidade intelectual. A colisão com a cultura de Versailles é quase devastadora. Vê-se então confrontada com uma escolha: ou se habitua a esta nova corte, onde as intrigas e as críticas causticas em surdina predominam ou, deixa-se abater e despedaçar por essa mesma corte viciosa.

O filme retrata na perfeição, a meu ver, a dor, a solidão, o desespero e a futilidade que caracterizou certamente a jovem Marie Antoinette... Uma versão historicamente diferente daquela que conhecemos.

Kirsten Dunst (apesar de não gostar muito dela como actriz) encontra-se magnifica no papel da jovem rainha dando-lhe um encanto simplesmente delicioso.

E, claro, não podia deixar de falar da banda sonora, mais uma das marcas de S.C., que aliou a música pós-punk e avant-garde dos anos 80 (nomes como The Strokes ,The Cure e Air figuram na soundtrack) aos meados do séc. XVIII...

Vi o filme ontem e fiquei surpreendentemente deliciada... Claro que se quiserem uma biografia completamente histórica devem ler o livro, mas se querem ver Versailles ganhar vida então aconselho o filme :)

Mais um excelente filme de Copolla tal como “The Virgin Suicides” (o meu preferido) e “Lost in Translation”...

Claro que isto é apenas a opinião de uma fã e baseia-se apenas no meu senso comum :)

Devo confessar que existem muito críticos que acharam o filme uma desilusão por ser futil e pomposo, bem... eu acho que, se este, era sobre uma rainha adolescente, futil e pomposa convinha que assim fosse... Mas isso sou eu que acho ;) cada um que julgue por si...

Sem comentários: