“Prevenção em destaque no Dia Mundial de Luta Contra a Sida
01.12.2006 - 19h04 PUBLICO.PT com agências
A prevenção, através do preservativo, educação sexual ou abstinência, esteve hoje em destaque em todo o mundo, quando se assinala o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, uma doença que já matou 25 milhões de pessoas, desde o primeiro caso registado há 25 anos. O número de infectados com o VIH, o vírus responsável pela doença, continua assustador: 40 milhões. Só este ano foram registados 4,3 milhões de novos casos, segundo a ONUsida.
No dia que serviu para reforçar o alerta para a sida e para as formas de prevenção desta doença, fizeram-se anúncios para novos programas de luta contra o VIH, apelos a planos de acção aos dirigentes dos países mais afectados, campanhas de sensibilização nas ruas, com a distribuição de panfletos e preservativos e manifestações.
(...)
Com 25 milhões de pessoas infectadas, o continente africano concentra perto de dois terços dos seropositivos ou doentes pelo VIH no mundo (39,5 milhões), de acordo com o relatório da ONUsida deste ano.
(...)
Em Nova Iorque, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, apelou à “responsabilidade”, o tema do Dia Mundial de Luta Contra a Sida. “A responsabilidade exige que cada Presidente e primeiro-ministro, cada parlamento e homem político, decida e declare: ‘A sida para comigo’”, disse Annan, realçando que “a responsabilidade não é exigível apenas aos que estão no poder, aplicando-se a todos”.
Sem comentários:
Enviar um comentário